domingo, 25 de setembro de 2011

Indicação de Filmes com temas voltados para a escola, o professor ou a educação

Pesquisando na net, encontrei o Depois da Aula, e achei muito interessante uma seleção de 25 filmes onde seus enredos discutem a escola, o professor ou a educação escolar. São filmes de boa qualidade e que podem ser utilizados para estimular discussões em encontros pedagógicos ou em salas de aula.

Acesse aqui a seleção

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

MEC estuda aumentar carga horária nas escolas


O ministro da Educação, Fernando Haddad, anunciou na manhã desta terça-feira (13) que o MEC estuda aumentar as horas de permanência das crianças brasileiras na escola. Na abertura do Congresso Internacional Educação: uma Agenda Urgente, em Brasília, Haddad afirmou que os estudantes devem passar mais tempo na escola.
— Comparado com outros países, os estudantes do Brasil ficam pouco tempo no ambiente escolar.
O ministério estuda duas possibilidades: crescer de 200 para 220 os dias letivos anuais ou aumentar o número de horas por dia no colégio. Atualmente, os estudantes contabilizam um total de 800 horas ao ano.
— Mas essas duas propostas não são excludentes — salientou Haddad.
O congresso, que se iniciou ontem, (13) e segue até sexta-feira, é promovido pelo movimento Todos pela Educação.
A ministra Maria do Rosário, da Secretaria de Direitos Humanos da presidência da República, também participou da abertura do encontro e reforçou a importância da educação na agenda dos direitos humanos.

Fonte: Ângela Ravazzolo, (Da Zero Hora)

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Livros digitais gratuitos sobre as políticas públicas educacionais do Brasil

Uma excelente dica de leitura para quem busca informações sobre as políticas públicas na educação brasileira.Você encontra os livros digitais no site da Editora Moderna. Trata-se de um conjunto de obras que contribuem para a reflexão e fomento de políticas públicas na área de educação.

Conheça as obras atualmente disponíveis no site da Editora Moderna:
  • “A Urgência da Educação” - Autores: Isaac Roitman e Mozart Neves Ramos - Prefácio: Cristovam Buarque
    Lançado em 2011 pela Editora Moderna em parceria com a Fundação Santillana, o livro discute a importância do ensino básico para a qualidade da educação brasileira. Reúne artigos dos especialistas Isaac Roitman (membro titular da Academia Brasileira de Ciências, atual subsecretário de Políticas para Crianças da Secretaria da Criança do Governo do Distrito Federal e coordenador do Grupo de Trabalho de Educação da SBPC) e Mozart Neves Ramos (membro titular do Conselho Nacional de Educação, membro do Conselho de Governança do movimento Todos pela Educação e ex-reitor da Universidade Federal de Pernambuco). A obra possui prefácio do senador Cristovam Buarque.
  • “Políticas Sociais – Ideias e Prática” - Organização: Centro Ruth Cardoso - Autores: Augusto de Franco, Cássio Martinho, Cecília M. Vellez, Elisa Reis, Ezequiel Reficco, Gerard Clarke, Graça Machel, Guiomar N. de Mello, Gustavo Cardoso, Lesley E. Redwine, Lourdes Sola, Maria Helena Guimarães de Castro, Rosa M. Fischer, Thereza Lobo - Introdução: Graça Machel
    A obra reúne coletânea dos autores participantes do I Seminário Internacional Centro Ruth Cardoso, realizado na USP em 2010, e tem introdução da ativista de direitos humanos Graça Machel. O livro discorre sobre democracia e novas formas de participação social; educação e cidadania; empreendedorismo social e desenvolvimento sustentável; redes sociais e sociedade em rede.
  • “Da CONAE ao PNE 2011-2020 – Contribuições do Conselho Nacional de Educação” –  Coordenadores: Antonio Carlos Caruso Ronca e Mozart Neves Ramos
    Lançada em Brasília, em 2010, a obra “Da CONAE ao PNE 2011-2020” traz uma coletânea de artigos inéditos redigidos por 11 conselheiros do CNE como contribuição ao Plano Nacional de Educação, que está em aprovação em 2011. Os artigos debatem temas que fizeram parte da Conferência Nacional de Educação (Conae). Com organização de Antonio Carlos Caruso Ronca, presidente do CNE, e Mozart Neves Ramos, membro do CNE e do Todos pela Educação, os artigos versam sobre políticas públicas na educação; diversidade e educação indígena; equidade na educação e na tributação; ensino superior; capacitação de professores; cursos à distância, entre outros.
  • “Por um sistema nacional de educação” - Autor: Carlos Roberto Jamil Cury, Doutor em Educação e Professor adjunto da PUC-MG - Parceria: Movimento Todos pela Educação
    Lançado em 2010, em parceria com o movimento Todos pela Educação, o texto de Carlos Roberto Jamil Cury, Doutor em Educação e Professor adjunto da PUC-MG, aborda a história do Plano Nacional de Educação e traz várias contribuições para subsidiar a elaboração do novo PNE 2011-2020. Entre as propostas do autor, está a execução de um PNE objetivo, federativo, democrático e complementado por uma Lei de Responsabilidade Educacional.
  • “Escolas de Valor – um retrato de seis experiências bem-sucedidas na educação pública brasileira”
    Fotos:
     Carlos Díez Polanco
    Seis experiências de escolas públicas brasileiras que são modelos de gestão são apresentadas no livroEscolas de Valor, com fotos de Carlos Díez Polanco. A obra deu origem a exposições e oficinas em seis Estados brasileiros. Lançado pela Editora Moderna e pela Fundação Santillana, com o apoio da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME), do Conselho Nacional de Secretários de Educação (CONSED) e do movimento Todos pela Educação, o livro reúne histórias focadas nas boas práticas de ensino em escolas públicas do Brasil, e está alinhado com os princípios do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), do Ministério da Educação.
  • “Políticas Educacionais – Sugestões para melhorar a educação básica: estudo comparativo entre a Espanha e o Brasil” - Autor: Antonio Ibáñez Ruiz - Editora Moderna / 2009
    Lançado em 2009, o livro de Antonio Ibáñez Ruiz, secretário executivo do Ministério da Ciência e Tecnologia e especialista em políticas públicas para a educação básica, apresenta um estudo comparativo entre as políticas educacionais na Espanha e no Brasil, propondo sugestões de melhorias para a educação básica brasileira, especialmente do ensino médio. Entre os assuntos abordados estão a legislação educacional na Espanha após a Constituição de 1978 e as mudanças na educação brasileira a partir da implementação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação, na segunda metade da década de 90.



terça-feira, 6 de setembro de 2011

Datas Encontros Sociologia

                                               ( Sociologia Geral e da Educação)

Agenda  2011/1 do curso de PED - Terça (8247) - PED0359


Setembro 2011
DSTQQSS
123
45678910
11121314151617
18192021222324
252627282930
DATAATIVIDADE
06Atividades Acadêmicas
Reposição de conteúdos, orientação pedagógica e operacional (Prática, TG, Estágio ) individualizada, realização de eventos (palestra, seminários, oficinas, visitas técnicas) pesquisas, estudo em grupo, atividades de laboratório, reuniões.
06Formação continuada de professores-tutores
13Primeiro Encontro Presencial 
20Segundo Encontro Presencial
27Terceiro Encontro Presencial

sábado, 3 de setembro de 2011