terça-feira, 23 de outubro de 2012

Senado aprova limite de alunos por turmas do ensino público


As turmas de pré-escola e do 1º e do 2º ano do ensino fundamental da rede pública deverão ter no máximo 25 alunos. No caso das demais séries dessa etapa e do ensino médio, o limite é de 35 estudantes. A restrição está prevista em projeto de lei aprovado no dia 16 de outubro, em caráter terminativo, pela Comissão de Educação do Senado.

O texto, que altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei 9.394/1996), agora será analisado na Câmara dos Deputados. O autor do projeto, Humberto Costa (PT-PE), destacou que o elevado número de alunos por turma impede o acompanhamento e o aprendizado de cada estudante da rede pública.

Pelo texto aprovado na comissão, uma vez aprovada pelo Congresso e sancionada pela presidenta Dilma Rousseff, a nova lei entrará em vigor em 1º de janeiro do ano subsequente ao da publicação no Diário Oficial da União.

Superdotados

O Senado aprovou também o projeto de lei que institui o cadastro nacional de alunos com altas habilidades ou superdotados. Agora, a matéria segue para a apreciação da Câmara dos Deputados.

Pelo texto analisado em caráter terminativo pelos senadores da Comissão de Educação, todo o procedimento previsto em casos de estudantes da rede pública superdotados será consolidado pela União em parceria com o Distrito Federal e os municípios. Dessa forma, os senadores acreditam que será possível incentivar a execução de políticas públicas a esses estudantes.

O projeto de lei prevê um prazo de quatro anos, a contar da data de publicação da lei no Diário Oficial da União, para o cumprimento das regras voltadas a esse segmento estudantil.

Um comentário:

  1. Querida amiga

    Finalmente
    começa-se a disciplinar
    o sistema educacional,
    que tira de alunos
    e professores
    a capacidade
    de amarem a educação.

    Que haja sempre
    sonhos por sonhar.

    ResponderExcluir

Olá, seus comentários são muito importantes e terei o maior prazer em publicá-los. Para garantir a todos os leitores o direito de participação nos comentários, precisamos estabelecer regras básicas de moderação, para que haja discussão, mas também respeito. Eu me reservo o direito de excluir comentários e textos que julgar grosseiros, ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Comentários sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos. Seja bem vindo\a. Comente, contribua, identifique-se.