quinta-feira, 21 de abril de 2011

Governo destinará recursos para creches por meio de MP

Dilma Rousseff anuncia que enviará ao Congresso uma medida provisória que repassará recursos para prefeituras, de forma a ajudar na manutenção de creches recém-construídas 

A presidente Dilma Rousseff anunciou que enviará ao Congresso uma Medida Provisória que repassará recursos para prefeituras, de forma a ajudar na manutenção de creches recém-construídas e que atendem crianças de zero a seis anos. Os municípios se queixavam que bancavam sozinhos o custo desses estabelecimentos, enquanto não conseguiam regularizar o funcionamento dessas unidades no Ministério da Educação.

Pela lei que vigorava até agora, somente a partir da regularização é que o governo federal começava a ajudar a bancar as despesas. A MP que seguirá ao Congresso vai, portanto, atender a reivindicação das prefeituras e oferecer recursos a partir do momento em que as crianças já estiverem nas salas de aula, mesmo se não houver ainda a regularização.

O governo já tinha anunciado o repasse de R$ 6 bilhões, como parte do PAC 2, para a construção de estabelecimentos de ensino até 2014. Não foi informado o valor que será liberado com a MP, que financiará somente despesas de custeio.

Dilma recebeu hoje um grupo de prefeitos no Planalto para anunciar a inauguração de 54 creches. A meta é construir outras 718 unidades. "A gente sabe que há um pequeno espaço de tempo entre o momento em que a creche fica pronta e quando começa a receber recursos do Fundeb", disse a presidente.

"Ter uma política de creches é ter uma política educacional. Não é ter pura e simplesmente uma política de assistência social", afirmou. A presidente avaliou que as medidas do governo no setor representam uma oportunidade de resgatar uma geração "dos brasileiros e das brasileirinhas".

Fonte: O Estado do Paraná (PR)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, seus comentários são muito importantes e terei o maior prazer em publicá-los. Para garantir a todos os leitores o direito de participação nos comentários, precisamos estabelecer regras básicas de moderação, para que haja discussão, mas também respeito. Eu me reservo o direito de excluir comentários e textos que julgar grosseiros, ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Comentários sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos. Seja bem vindo\a. Comente, contribua, identifique-se.