domingo, 17 de abril de 2011

Inscrições abertas para o Prêmio da Fundação BB


Estão abertas as inscrições para o Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social e podem participar instituições sem fins lucrativos, de direito público ou privado.  Serão distribuídos nove prêmios, no valor de R$ 80 mil cada - cinco serão para as categorias regionais (um para cada região do país) e um para cada categoria especial: “Direitos da Criança e do Adolescente e Protagonismo Juvenil”; “Gestão de Recursos Hídricos”; “Participação das Mulheres na Gestão de Tecnologias Sociais”; e a nova categoria “Tecnologia Social na Construção de Políticas Públicas para a Erradicação da Pobreza”.
As inscrições podem ser feitas por meio do portal www.fbb.org.br/tecnologiasocial, até o dia 30 de junho, e o prêmio conta com o patrocínio da Petrobras, além do apoio do Ministério da Ciência e Tecnologia, da Unesco e da KPMG Auditores Independentes.
Concedido a cada dois anos, o prêmio tem por objetivo identificar, certificar, premiar e difundir tecnologias sociais já aplicadas, implementadas em âmbito local, regional ou nacional, e que sejam efetivas na solução de questões relativas à alimentação, educação, energia, habitação, meio ambiente, recursos hídricos, renda e saúde. 
Serão três etapas:
Certificação – Todas as inscrições recebidas até o dia 30 de junho de 2011 participarão desta etapa. As tecnologias certificadas serão inseridas no Banco de Tecnologias Sociais, receberão um Certificado de Tecnologia Social e passarão, automaticamente, a concorrer à etapa de seleção das finalistas do prêmio.
Seleção das finalistas - As tecnologias sociais certificadas serão pontuadas segundo os critérios de efetividade, nível de sistematização da tecnologia e resultados qualitativos e quantitativos. Serão declaradas finalistas as 3 tecnologias, por categoria, que obtiverem as médias mais elevadas.
Julgamento das vencedoras – As tecnologias sociais finalistas, selecionadas na etapa anterior, serão pontuadas segundo os critérios de inovação, nível de envolvimento da comunidade, transformação social e potencial de reaplicabilidade. A tecnologia com maior pontuação média, em cada categoria, será declarada vencedora. Cada uma das 9 instituições responsáveis pelas tecnologias sociais vencedoras receberá um prêmio de R$ 80.000,00 (oitenta mil reais) para ser utilizado em atividades de aperfeiçoamento ou reaplicação da iniciativa.
A relação das tecnologias sociais certificadas será disponibilizada no site da Fundação Banco do Brasil, na segunda quinzena de setembro de 2011, e os finalistas serão comunicados formalmente. A premiação das nove vencedoras acontecerá em novembro, em uma cerimônia em Brasília/ DF.
Tecnologia Social
Tecnologia Social compreende produtos, técnicas ou metodologias reaplicáveis, desenvolvidas na interação com a comunidade, e que representem efetivas soluções de transformação social. As tecnologias sociais certificadas pela Fundação Banco do Brasil passam a integrar o Banco de Tecnologias Sociais - BTS, base de dados on-line disponível no site www.tecnologiasocial.org.br contendo informações sobre as tecnologias e instituições que as desenvolveram. O BTS é o principal instrumento utilizado pela Fundação Banco do Brasil para disseminar, promover e fomentar a reaplicação de tecnologias sociais.

Para fazer sua inscrição, clique no banner.
  banner_premio_fbb2011.jpg

Por David Telles
Fonte: Fundação Banco do Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, seus comentários são muito importantes e terei o maior prazer em publicá-los. Para garantir a todos os leitores o direito de participação nos comentários, precisamos estabelecer regras básicas de moderação, para que haja discussão, mas também respeito. Eu me reservo o direito de excluir comentários e textos que julgar grosseiros, ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Comentários sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos. Seja bem vindo\a. Comente, contribua, identifique-se.