sábado, 16 de abril de 2011

Lobos são 'mestres' em curso de liderança




Uma empresa na Alemanha lançou um curso para melhorar a capacidade de liderança de profissionais que utiliza o comportamento de lobos como exemplo.
As aulas são dadas nas florestas de Brandemburgo, perto de Berlim na Alemanha, entre cavalos selvagens, lontras, alces e, claro, lobos.
Timo é um dos nove lobos selvagens da reserva e, entre as lições que ele oferece estaria a de que um bom chefe não precisa gritar com seus subordinados.
"O lobo dominante não é agressivo. Muitos líderes pensam que são líderes porque têm poder e força para diminuir os outros. Mas isso não tem que ser assim", afirmou Janet Nagel, da empresa Teamaventure.de, idealizadora do curso.
Outra lição é que a matilha se livra do líder se ele não cumprir bem a sua função.
"Ninguém é indispensável."
Para aprender essas lições, os pequenos grupos de executivos observam os mestres em ação.
Para a detetive de polícia Sabrina Doehlert, os lobos realmente têm uma mensagem a passar.
"Quando se vê o respeito entre os lobos, se percebe que este respeito deveria ser comum também na rotina de trabalho. Os chefes têm que respeitar a equipe, e a equipe, os chefes", disse Doehlert.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, seus comentários são muito importantes e terei o maior prazer em publicá-los. Para garantir a todos os leitores o direito de participação nos comentários, precisamos estabelecer regras básicas de moderação, para que haja discussão, mas também respeito. Eu me reservo o direito de excluir comentários e textos que julgar grosseiros, ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Comentários sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos. Seja bem vindo\a. Comente, contribua, identifique-se.