quinta-feira, 14 de abril de 2011

A Política de Formação e Valorização de Professores e a qualidade da educação



A qualidade da formação do professor é uma questão fundamental para melhoria da qualidade da educação. O sistema de formação de professores tem que ir muito além de um ensino superior. É preciso investir política e financeiramente para atrair os melhores para a carreira de professor.  O ideal seria que nos cursos de pedagogia o professor pudesse conhecer a prática desde o primeiro dia de aula. Ele precisa aprender como se ensina e como o aluno aprende. O professor é um artesão, ele não é um grande criador. Ele tem que ser um excelente aplicador de conhecimento. A sala de aula é o foco e a referência do trabalho dele.
A formação do professor é um dos grandes desafios da educação para o desenvolvimento do país. Para que todos os cidadãos tenham um ensino de qualidade, os sistemas de educação precisam qualificar os seus professores. Antigamente entendia-se que o que se aprendia na escola valeria para a vida toda. Atualmente através dos sites de busca e da digitalização das habilidades cognitivas, com todas as mudanças no mercado de trabalho, os sistemas precisam trabalhar com o pensar, desenvolvendo competências para a prática reflexiva.
Outro fator determinante refere-se ao currículo. Precisamos saber qual o objetivo que temos ao educar os jovens. Educar para sobreviver em um mundo cada vez mais complexo, onde a informação está disponível para todos. O professor precisa desenvolver no aluno, competências que são básicas: saber falar, pensar, usar a linguagem, aplicar o conhecimento adquirido para entender o mundo ao seu redor. É preciso um ensino mais relevante, mais significativo.
De acordo com estudos, a remuneração do professor é considerada um entrave para o avanço da educação no Brasil. A remuneração é um fator a ser revisto. O salário precisa melhorar, mas só isso não resolve o problema. O aumento do salário tem que ser uma decorrência do aumento da responsabilidade do professor e do mérito.
No Brasil o ensino não é atraente. Para que isso pudesse acontecer os professores precisariam de um ambiente de trabalho fascinante, um bom plano de carreira, onde o salário fosse considerado apenas o pano de fundo da questão. O professor precisa vivenciar novos horizontes com crescimento profissional.
Para enfrentar os novos desafios da educação, os professores precisam desenvolver nos alunos as competências necessárias à formação de cidadãos ativos, que saibam lidar com a diversidade da sala de aula, e com as inovações através das ferramentas digitais. Um bom professor precisa enfrentar os desafios diários que a tecnologia apresenta saber lidar e entendê-la como ferramenta para uma educação de qualidade.
Cabe aos governos promoverem políticas para desenvolverem boas práticas e programas de formação e valorização de professores. Que esses possam sentir-se motivados para fazerem a diferença, que além de ensinar também sintam a necessidade de sempre aprender.

Diz um provérbio chinês atribuído ao filósofo Confúcio: "Quando escuto, esqueço. Quando vejo, lembro. Quando experimento, entendo".

Professora Elina Vieira Roussenq

4 comentários:

  1. Professora Elina
    A formação do professor é fundamental para a realização de um bom trabalho. A partir daí, a valorização através de políticas no sentido de oportunizar um bom trabalho e um bom salário ao profissional da educação, terão como consequência uma educação de qualidade. Beijo,

    ResponderExcluir
  2. A formação continuada é essencial para a realização de um bom trabalho. Aprender a aprender é necessário. Valorização e reconhecimento é o que queremos. Um abraço,

    ResponderExcluir
  3. É vergonhoso a situação de muitos professores no Brasil. muitos universitários fazem pedagogia ou letras com muito sacrifício,e ao receberem a gradução e ficarem habilitados a lecionarem se deparam com uma triste realidade: a não valorização de seus trabalhos, muitos donos de escolas particulares ou comunitárias humilham um professor de forma ridícula, oferecendo a eles um salário de R$300,00 por mês,enquanto eles pedem para matricular uma criança o valor de R$300,ou mais por mês,isso é pura escravidão e humilhação e opior disso tudo que o professor por amar sua profissão se deixa escravizar. Professores eu vou deixar um recado pra voces não se deixem escravizar, vendasm bolo com café no centro da sua cidade que vcs ganharão muito mais e se preparem para um concurso.

    ResponderExcluir
  4. o professor não é valorizado no brasil.nem pelo governo estadual, municipal ou federal.´E O PRÓPRIO PROFESSOR QUE DEVE SE VALORIZAR

    ResponderExcluir

Olá, seus comentários são muito importantes e terei o maior prazer em publicá-los. Para garantir a todos os leitores o direito de participação nos comentários, precisamos estabelecer regras básicas de moderação, para que haja discussão, mas também respeito. Eu me reservo o direito de excluir comentários e textos que julgar grosseiros, ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Comentários sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos. Seja bem vindo\a. Comente, contribua, identifique-se.